Archive for the ‘Sem categoria’ Category

Riscos Políticos – Você já conhece esse seguro?

As empresas brasileiras ampliam cada vez mais os investimentos externos. Esse fenômeno trouxe ao mercado nacional um novo tipo de seguro, o seguro de Riscos Políticos. Por tratar-se de um seguro pouco comum ao dia-a-dia de empresas e corretores, é normal que muitos ainda tenham dúvidas sobre as características desse produto.

Normalmente esse tipo de seguro [...]

Read the rest of this entry »

Custo da Crise Internacional

As seguradoras que oferecem seguro agrícola nos EUA receberão  nos próximos 10 anos, US$ 6 bilhões a menos no financiamento federal para aquele tipo de seguro. Essa é a proposta do Departamento da Agricultura Norte-Americano (USDA).
Pela proposta da USDA, o pagamento de despesas administrativas, que lá (diferentemente do que acontece no Brasil) também são subsidiados pelo governo, ficaria [...]

Read the rest of this entry »

Depressão – Números impressionam e afetam empresas brasileiras


Informações vindas do Ministério da Previdência Social (MPAS) afirmam que entre janeiro e novembro de 2009, 83.209 brasileiros foram afastados de seus trabalhos devido à uma doença moderna, a depressão.
Os números são significativos, e representam cerca de dez brasileiros afastados do trabalho a cada hora, apenas em virtude da doença.
O levantamento do MPAS não detalha, [...]

Read the rest of this entry »

Suicídio de Agricultores na Índia

O Estado de Punjab, situado no noroeste da Índia, é o principal fornecedor de grãos da Índia (terceira maior economia asiática).

Nem tudo é alegria, porém, para os agricultores da região. Pesquisa recente mostra que mais de dois mil agricultores em Punjab cometem suicídio a cada ano para fugir da vergonha das dívidas crônicas relacionadas aos [...]

Read the rest of this entry »

Participação nos lucros pode ser obrigatória

Há determinadas ações motivacionais quase que óbvias, mas que encontram forte resistência no empresariado brasileiro. Uma delas é a participação nos lucros. Se existe algo que estimula ou abala o desempenho de uma pessoa é o fator “bolso”. Isso é fato.
Partindo dessa constatação, nada mais inteligente do que atrelar os ganhos do empregado ao seu [...]

Read the rest of this entry »

Brasil supera a Rússia em produção científica

A notícia é muito boa!!! Há quarenta anos ninguém apostaria, mas, no século 21 a produção científica brasileira acaba de superar o volume de pesquisas russas e breve deverá assumir o posto de “segundo laboratório” entre as principais economias emergentes do mundo, reunidas no BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China).
Quem afirma é a Thomson Reuters, [...]

Read the rest of this entry »

CHINA – Gigante também nos seguros agrícolas

Que a China disputará com os EUA o posto de maior economia do mundo dentro de algum tempo, acho que ninguém mais duvida.
 O que poucos sabem é que a China também dispõe de seu próprio Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Sim! Lá também existe seguro, agrícola e COM PSR.
 O governo chinês [...]

Read the rest of this entry »

Etiópia – o seguro pode chegar a cronicamente pobres?

Que o Seguro Agrícola é uma ferramenta de importância estratégica para o Agronegócio, não restam dúvidas. Que o seguro beneficia os agricultores, reduzindo a sua exposição a perdas por eventos naturais, como secas ou inundações. Até aí tudo bem, mas uma pergunta fundamental a ser respondida é: Pode também servir aos cronicamente pobres?
A Etiópia nos [...]

Read the rest of this entry »

Seguro de Acidentes de Trabalho (SAT) – Um alerta ao empresariado

Atualmente em nosso país ocorrem 08 (oito) mortes a cada dia, isso representa a perda de 3.000 (três mil) vidas em um ano. Não são números alentadores, ainda mais quando comparamos com alguns exemplos europeus. A França apresenta pouco menos da metade do nosso total de casos, já na Suécia, são cerca de 12% das [...]

Read the rest of this entry »

Gerenciamento de Riscos x Apólice de Seguro

É importante contratar seguros adequados para cobrir os diferentes tipos de riscos que afetam as empresas, de acordo com as necessidades básicas de cada uma. E, acreditem, elas variam muito, de acordo com a área de atuação ou ainda, de acordo com o tamanho da empresa.
A primeira confusão que os segurados fazem ao contratar um [...]

Read the rest of this entry »