Archive for outubro, 2009

Reforma Agrária – Alguns números interessantes…

Os Movimentos Sociais são importantes para a sociedade, acho que isso ninguém questiona, não por acaso a história do Brasil é repleta de movimentações e lutas populares, algumas mais violentas, outras menos, mais políticas.
Agora, sejamos honestos, o que aconteceu na fazenda da Cutrale com os pés de laranja foi claramente uma extrapolação do direito de [...]

Read the rest of this entry »

Seguro?!?! Nem tanto assim…

Tenho recebido inúmeras críticas a respeito de “associações de classe” e “cooperativas” que, exercendo o seu direito constitucional de “livre associação de pessoas”, extrapolam e passam a oferecer os chamados “programas de proteção de veículos”, ou seja, seguros de automóveis, digamos, “alternativos”.
O princípio do mutualismo é o mesmo, mas não podemos afirmar que esses programas [...]

Read the rest of this entry »

Microsseguros – Oportunidades Surgindo

O programa de distribuição de renda do governo brasileiro trouxe consigo o aumento do poder aquisitivo das classes menos favorecidas, em especial as classes “D” e “E”.
O empresariado nacional está atento e já direciona seu foco para esse segmento. Com o mercado de seguros não é diferente. Após anos alheio a essa massa, percebemos o [...]

Read the rest of this entry »

Seguro desemprego – Responsablidade de quem?

Os efeitos da crise econômica internacional no mercado de trabalho brasileiro criaram despesas extras para o governo com o seguro-desemprego. Entre Janeiro e Junho de 2009 foram gastos R$ 9,9 bilhões nesse benefício. Comparando com o mesmo período de 2008 chegamos a um aumento de 40% na conta paga.
Foram 4,1 milhões de trabalhadores brasileiros beneficiados [...]

Read the rest of this entry »

Seguro Agrícola – A Experiência Brasileira

A experiência do seguro agrícola no Brasil ao longo da História não pode ser definida exatamente como de sucesso.
A Companhia Nacional de Seguro Agrícola fundada em 1954 foi fechada poucos anos depois de sua criação sem ter desenvolvido sequer um único projeto no setor.
O Fundo de Estabilidade do Seguro Rural que deveria ter verba federal, nunca teve [...]

Read the rest of this entry »

Incêndios Residenciais- Causas e Prevenção

Incêndios Residenciais – Causas e Prevenção
A cada ano cerca de 55.000 incêndios em residências nos Estados Unidos, matam 700 pessoas e provocam ferimentos em 10.000 pessoas. As principais causas desses incêndios são: frituras, cigarros iniciando o fogo em tapetes, cadeiras ou sofás, etc. Mesmo que você não fume ou utilize fritadeiras, você pode ainda ser [...]

Read the rest of this entry »