Gerenciamento de Riscos x Apólice de Seguro

É importante contratar seguros adequados para cobrir os diferentes tipos de riscos que afetam as empresas, de acordo com as necessidades básicas de cada uma. E, acreditem, elas variam muito, de acordo com a área de atuação ou ainda, de acordo com o tamanho da empresa.

A primeira confusão que os segurados fazem ao contratar um seguro é achar que a apólice substitui o sistema de gerenciamento de riscos. Quando se pensa em proteção de risco é importante se ter claro que o seguro minimiza prejuízos, mas não evita os eventos que podem causar os danos que ele irá indenizar. O seguro é uma ferramenta que atua depois da perda, portanto, as medidas de prevenção que possam ser adotadas antes, para anular ou minimizar os riscos que ameaçam um determinado negócio, são sempre mais interessantes do que a simples contratação de uma apólice. Com elas é possível evitar que um evento cause danos e, portanto, dispensar a contratação de um seguro, economizando dinheiro para investir no desenvolvimento do próprio negócio.

Outra confusão que se faz é enxergar o seguro como despesa. Ele não é. Pelo contrário, a apólice de seguro corretamente dimensionada é a forma de proteção mais eficiente e mais barata que existe, daí sua utilização generalizada em todos os cantos da terra, desde os países ricos, até os mais pobres. Portanto, economizar na contratação de seguros não é uma medida de economia, mas assumir inadvertidamente um risco dramático, capaz de ameaçar a continuidade do negócio.

A melhor forma de se ter proteção adequada para uma empresa é através de um corretor profissional, que conheça as particularidades daquele determinado tipo de negócio e quais os riscos que efetivamente o ameaçam. Só conhecendo o risco é possível escolher o melhor tipo de seguro. Ou melhor, só conhecendo o risco é possível tomar as medidas de proteção necessárias para anulá-lo, ou minimizá-lo, entre elas a contratação das apólices mais adequadas para garantir a melhor indenização no caso de um sinistro.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

104 Comments »

 
 

Deixe uma resposta

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>