Suicídio de Agricultores na Índia

O Estado de Punjab, situado no noroeste da Índia, é o principal fornecedor de grãos da Índia (terceira maior economia asiática).


Nem tudo é alegria, porém, para os agricultores da região. Pesquisa recente mostra que mais de dois mil agricultores em Punjab cometem suicídio a cada ano para fugir da vergonha das dívidas crônicas relacionadas aos insumos agrícolas, como sementes e pesticidas, e à queda nos rendimentos. Nos últimos 20 anos teriam sido mais de 40 mil mortes por suicídio.

 

O colapso da agricultura tradicional em pequena escala e as pressões dos custos altos e dos esforços do governo para manter os preços dos alimentos baixos seriam as principais causas da ação desesperada.

 

Se considerarmos que na cultura indiana o suicídio é uma ofensa criminal, e que pela cultura indiana o agricultor prefere abrir mão de suas jóias, de sua mulher e filhos, do que da sua terra, temos uma idéia do que representa a esse agricultor abrir mão da própria vida.

 

Não sei não, mas se isso vira moda no Brasil… Ai, Ai, Ai…

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

113 Comments »

 
 

Deixe uma resposta

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>